Chegou a hora de digitar a senha daquela sua conta de e-mail antiga, ou, da sua própria rede social (após muito tempo usando o preenchimento automático) e, agora você nem sequer sabe o que digitar?

O mais engraçado é que isso é mais comum do que você imagina. Muita gente possui dificuldade em lembrar certos tipos de caracteres e combinações; mas hoje você aprenderá a ter uma super memória com várias dicas para memorizar senha!

Como memorizar senhas

Confira a lista e tenha uma super memória para senhas:

1 – Estimule sua memória

Um dos grandes segredos para memorizar senhas é estimular a sua memória. O nosso cérebro é “comodista”, por assim dizer. Ele foca em lembrar das necessidades mais urgentes e imediatas. Se você deixa todas as suas senhas preenchidas automaticamente, ele não fará nenhum esforço para que você se lembre.

Então desative o preenchimento para aquelas senhas que você considera importante memorizar! Anote-as em uma folha de papel e, sempre que entrar na conta em questão, digite-a. Esse processo manual fará com que você aprenda a memorizar senhas inconscientemente!

2 – Organize os caracteres!

Crie um sistema próprio de organização para memorizar as senhas. Por exemplo: primeiro, disponha números, depois letras minúsculas, a última maiúscula e um carácter de diferenciação.

“1234senhA%”

Criar esse padrão irá facilitar a memorização de senhas, além de te ajudar a não esquecê-las mais! Lembre-se: quanto mais caracteres, melhor. Use no mínimo 10 caracteres – pois quanto mais houver, maior é a quantidade de combinações, o que dificulta e muito o trabalho de qualquer hacker – assim, você também estará mais protegido.

3 – Faça associações!

Essa dica vale ouro! Algumas pessoas possuem dificuldade de memorizar combinações de números, mas por outro lado, lembram do nome de todos os colegas e conhecidos, até mesmo aqueles que só viram uma vez na vida. Mas quando o assunto é memorizar senhas… a conversa muda de rumo.

Uma lição importante para esse caso é associar algo que fixe na memória, te impedindo de esquecer a senha. Por isso, crie senhas associadas a alguma outra coisa. Por exemplo, pense na bandeira do Brasil. Qual é o dia da nossa independência? Sexta feira, 07 de setembro. Ótimo, temos 0711, uma boa combinação.

Existem outras alternativas, tal como se lembrar da data de namoro, casamento, de um dia que foi importante para você. Suponhamos que você possui a seguinte senha:

25#$@Senha

Associe a seguinte frase na sua mente: idade, dinheiro, peso do boi, palavra escolhida. Pronto, ao repetir essas palavras com frequência na sua mente, automaticamente você irá memorizar a senha.

4 – Use o Alfabeto Leet para memorizar senhas!

A técnica é altamente usada para hackers, tanto para criar quanto memorizar senhas. Basicamente, a técnica Leet consiste em trocar as letras do alfabeto comum por símbolos e números (ex.: C@$aM&nt0 = Casamento). Você pode também criar a senha que seja uma palavra e reproduzi-la graficamente, digamos assim.

Vamos a um exemplo prático!

Imagine que sua senha é “Momo”. Ao aplicar a técnica Leet, poderá ficar da seguinte maneira:

|\/|0|\/|0

Além de ser fácil de lembrar, o processo é muito intuitivo. A letra “A”, por exemplo, pode ser reproduzida da seguinte forma: /\

5 – Crie sua própria metodologia!

Muitas vezes o que se aplica às outras pessoas não necessariamente irá funcionar para você. Por isso, pegue um pedaço de papel e caneta e comece a criar formas de associar e recordar-se das suas senhas. A memorização basicamente precisa de constância.

Ou seja, você precisa repetir o processo várias vezes até que o seu cérebro o associe como importante e trate de guardar a sua senha na memória de longo prazo.

Portanto, o grande segredo para aguçar o seu cérebro e memorizar senhas é praticar, praticar e praticar. Mas se precisar de um empurrãozinho…

6 – Crie paródias!

Sabe aquela música que não sai das paradas de sucesso e, inevitavelmente, também se impregnou na sua mente mesmo contra a sua vontade? Pois é! Aproveite esse fato e crie paródias dessas canções com as suas senhas.

As famosas paródias são usadas por muitos professores a fim de fazer com que os alunos se recordem de fórmulas, temas e conceitos. Trata-se de uma maneira não convencional extremamente poderosa e capaz de te fazer guardar senhas na memória.

Vamos tentar a música “We are the champions” da banda Queen.

“A senha é um, dois trê-es! Cor preferida e nome do cacho-o-rro. Sim, é um, dois três, sim, cor e cã-os, of the world!”. Se você não conhece a canção, tudo bem, na pior das hipóteses já aprendeu uma grande dica para memorizar senha!

E a última dica de hoje…

7 – Se precisar, use um aplicativo ou programa gerenciador

Nem sempre nossa memória funciona como gostaríamos…

Essa é uma ótima opção, pois em algum momento a memória pode falhar. Por via das dúvidas, ao usar um gerenciador de senhas, você sempre terá onde recorrer para se lembrar de todas as suas senhas. Por mais que o objetivo aqui seja te estimular a recordar dos seus “passwords”, também é interessante contar com uma garantia a mais.

Agora, comece a praticar para memorizar todas as senhas que você possui!

Memorizar senhas: 7 dicas imperdíveis para memorizar senhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações.
ENTENDI
Privacy settings ×