Ah, os tão curiosos e preocupantes casos de vazamento de senhas famosos

Desde que migramos da TV para a internet, nossas liberdades e possibilidades foram multiplicadas ao infinito. Entretanto, todo avanço pode trazer também os riscos.

Hoje em dia é comum alguém ter pelo menos 10 contas em diferentes serviços, seja de e-mail, redes sociais, sites profissionais e de relacionamentos.

 

As variáveis são as mais diversas. Sabendo disso, os hackers não economizam esforços para conseguir dados de grandes empresas e usá-los para tirar vantagens financeiras ou até mesmo políticas. Por isso, tivemos casos de vazamento de senhas famosos. Conheça agora alguns dos mais simbólicos:

vazamento de senhas

O famoso caso de vulnerabilidade de senhas da Amazon

A Amazon, gigante internacional no setor de vendas – que agora está operando no Brasil – possui milhões de usuários dos seus serviços por todo o mundo. Grandes números (e bilhões de dólares) atraem todo o tipo de olhar, inclusive o de pessoas mal-intencionadas.

E não são poucas as tentativas de invasão e roubo de senhas da plataforma. Tanto que em 2015, em um comunicado que alvoroçou a internet, a gigante americana disse que as senhas de seus usuários poderiam estar vulneráveis à captação por parte de terceiros.

Essa vulnerabilidade foi devidamente corrigida pela Amazon pouco tempo depois. Mas o alarde ficou, muita gente ficou preocupada com a possibilidade, já que para fazer compras na plataforma, inevitavelmente usa-se o cartão de crédito.

Apesar de tudo estar bem ultimamente, vale a precaução!

Vazamento de senhas em um dos maiores sites da internet

O site de imagens “Imgur” é mundialmente conhecido e utilizado por usuários de diversos países pelo planeta. Nada mais nada menos do que 1 milhão e 700 mil usuários do site tiveram seus dados de login e senha vazados.

Essa informação foi primeiramente divulgada pelo especialista em segurança australiano Troy Hunt (falaremos dele depois). O número espanta, não é mesmo?

Mas calma, porque esse ainda não é o maior dos casos de vazamento de senhas famosos. E, diferente dos outros casos onde as senhas ainda estão criptografadas quando se tem notícia, neste elas já haviam sido quebradas, ou melhor dizendo, desvendadas.

O site só veio a admitir o vazamento cerca de quase 3 anos depois (o acontecimento foi em 2014). Todo cuidado é pouco quando o assunto é a segurança cibernética, e isso mostra a conduta dos grandes sites em demorar a admitir falhas na sua segurança…

Portanto, você precisa levar isso em consideração na hora de criar as suas senhas e de navegar pela internet. Se grandes empresas – que investem milhões em segurança cibernética – já sofrem a ação de hackers; o que será de nós, pobres mortais?

Descoberta de vazamentos em massa chocou a internet

Recentemente, especialistas da Kromtech Security Center conseguiram encontrar um database com, espante-se, aproximadamente 560.000.000 de senhas – é isso mesmo, 560 milhões de senhas! E não são poucos os grandes sites cujas senhas foram encontradas pelos especialistas.

Se você gosta de se socializar no ambiente profissional e usa o Linkedin como ferramenta para estreitar os seus contatos profissionais, saiba que ele faz parte da lista de achados. E não para por aí, pois aqueles que usam o Dropbox também possuem razões para trocarem de senha. Até mesmo o famoso armazenador online de arquivos teve dados roubados.

Conheça a lista com os principais sites que tiveram senhas vazadas:

  • Linkedin;
  • Adobe;
  • Dropbox
  • Badoo;
  • Tumblr;
  • E outros…

Se você possui conta em qualquer um deles, a recomendação ideal é que você faça uma troca. Além disso, use diferentes senhas para diferentes contas, pois do contrário, se uma senha sua for vazada, alguém poderá usá-la para acessar diversos serviços que você faz uso.

Lembre-se que “o seguro morreu de velho” …

Você não quer estar numa lista de casos de vazamento de senhas famosos, não é mesmo?

Como checar se você teve alguma senha vazada na internet

Troy Hunt é nada menos do que um expert em segurança cibernética, sendo uma autoridade mundialmente reconhecida no assunto. Para facilitar a vida dos usuários comuns, ele criou uma ferramenta que permite verificar se alguma de suas senhas referentes a um endereço de e-mail pessoal foi vazada.

O serviço se chama “Have I Been Pwned?”. Para acessá-lo, basta clicar no link. Caso detecte que possui alguma senha vazada, trate de alterá-la o mais rápido possível. Aproveite para usar o nosso Gerador de Senhas e crie uma senha forte e segura!

Não queira fazer parte dos casos de vazamento de senhas famosos!

Vazamento de senhas: conheça os casos mais famosos
Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos. Mais informações.
ENTENDI
Privacy settings ×